UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR À DISTÂNCIA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL POLO DA COLÔNIA TREZE LAGARTO / SERGIPE
ACADÊMICA: CÁTIA PEREIRA DOS SANTOS
Resumo sobre O ENSINO DE HISTÓRIA: desafios para superação do reprodutivismo de Joelma Maltez. O ensino de História sofre um desinteresse por parte dos alunos que desconhecem a relevância dessa disciplina para a plenitude da sociedade. Esse processo ainda é presente devido ao modo tradicionalista que alguns docentes utilizam para lecionar a disciplina, trazendo um mecanismo repetitivo e meramente reprodutivo. A historiografia passou por um processo de transformação que se desenvolveu paulatinamente e desenhou a forma de se fazer e interpretar a História nos dias atuais. Por longos anos o estudo da História se concentrou na Europa e visava resgatar os feitos heróicos da época. No início a História era maquiada com o intuito de favorecer os poderosos, disfarçando a realidade que era baseada na desigualdade social, na dominação oligárquica e na ausência de uma democracia. Somente na transição dos séculos XX para o XXI é que a historiografia começa a se desenhar de uma forma mais realista, pensando no aluno como sujeito ativo e agente participativo do conhecimento, valorizando um saber crítico, atuante, questionador e argumentador. Com essa nova perspectiva historiográfica o campo das fontes históricas foi aumentando e se qualificando cada vez mais. Hoje há um leque de opções e alternativas de fontes históricas que podem ser analisadas em sala de aula valorizando o convívio e a proximidade do aluno com as fontes, o que acarretará num saber histórico cada vez mais atrativo, interessante e enriquecido de detalhes. Na atualidade existe uma fonte histórica, ainda pouco utilizada, mas se usada corretamente pode ser um método bastante eficaz na aprendizagem do aluno, é a utilização da literatura nas aulas de História. Essa ferramenta é importante para inovar na sala de aula fugindo do reprodutivismo. Portanto, observa-se que o saber histórico passou por transformações que melhoraram a qualidade do ensino e que foram determinantes para uma nova visão da importância dessa disciplina tão fundamental no aprimoramento da sociedade. Essa nova realidade vem mostrar para os futuros docentes que é necessário atualizar o seu conhecimento e aplicar práticas que tornem o aluno um ser ativo e transformador do seu meio. O ensino de História é fascinante e essa idéia tem que ser repassada para os alunos para que esse encanto possa chegar até eles de forma efetiva.
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Resumo sobre O ENSINO DE HISTÓRIA: desafios para superação do reprodutivismo de Joelma Maltez.
O ensino de História sofre um desinteresse por parte dos alunos que desconhecem a relevância dessa disciplina para a plenitude da sociedade. Esse processo ainda é presente devido ao modo tradicionalista que alguns docentes utilizam para lecionar a disciplina, trazendo um mecanismo repetitivo e meramente reprodutivo.
A historiografia passou por um processo de transformação que se desenvolveu paulatinamente e desenhou a forma de se fazer e interpretar a História nos dias atuais. Por longos anos o estudo da História se concentrou na Europa e visava resgatar os feitos heróicos da época. No início a História era maquiada com o intuito de favorecer os poderosos, disfarçando a realidade que era baseada na desigualdade social, na dominação oligárquica e na ausência de uma democracia.
Somente na transição dos séculos XX para o XXI é que a historiografia começa a se desenhar de uma forma mais realista, pensando no aluno como sujeito ativo e agente participativo do conhecimento, valorizando um saber crítico, atuante, questionador e argumentador. Com essa nova perspectiva historiográfica o campo das fontes históricas foi aumentando e se qualificando cada vez mais. Hoje há um leque de opções e alternativas de fontes históricas que podem ser analisadas em sala de aula valorizando o convívio e a proximidade do aluno com as fontes, o que acarretará num saber histórico cada vez mais atrativo, interessante e enriquecido de detalhes. Na atualidade existe uma fonte histórica, ainda pouco utilizada, mas se usada corretamente pode ser um método bastante eficaz na aprendizagem do aluno, é a utilização da literatura nas aulas de História. Essa ferramenta é importante para inovar na sala de aula fugindo do reprodutivismo.
Portanto, observa-se que o saber histórico passou por transformações que melhoraram a qualidade do ensino e que foram determinantes para uma nova visão da importância dessa disciplina tão fundamental no aprimoramento da sociedade. Essa nova realidade vem mostrar para os futuros docentes que é necessário atualizar o seu conhecimento e aplicar práticas que tornem o aluno um ser ativo e transformador do seu meio. O ensino de História é fascinante e essa idéia tem que ser repassada para os alunos para que esse encanto possa chegar até eles de forma efetiva.